"É chegada a hora de criarmos uma nova interface com as profundezas do mar, a última fronteira da terra", diz o livreto da companhia japonesa Shimizu Corporation que apresenta a extravagante proposta Ocean Spiral, uma colônia no fundo do mar que pode, supostamente, oferecer condições de vida para 5.000 pessoas em sua esfera submersa de 500 metros de diâmetro.
A companhia descreve a Ocean Spiral como "mais segura e mais confortável" que as cidades na superfície graças às temperaturas constantes do fundo do mar, além de estar imune a terremotos e outras catástrofes naturais.
Enquanto assentamento, Ocean Spiral se manterá através do que a Shimizu Corporation chama de "potencial ilimitado" do fundo do mar, proporcionando alimento através da pesca, energia através das correntes térmicas do oceano, e água através da dessalinização da água do mar.
Dentro da esfera uma gigantesca coluna oferece a maior parte das acomodações necessárias para os residentes - hotéis, comércio, serviços, zonas residenciais, escritórios e, na base da esfera, laboratórios de pesquisa e estudos do fundo do mar. As áreas em torno da coluna serão reservadas a espaços públicos onde os habitantes poderão observar o oceano à sua volta.
A ideia pode soar como um filme de ficção científica, mas segundo Shimizu essa proposta não é apenas hipotética. A companhia já tem inclusive o apoio da Agência Japonesa de Tecnologia e Ciência Marinha e Terrestre, que disse:
"Tendências sociais e questões atuais apontam para a necessidade urgente de promover inovações marítimas em campos que variam do uso de recursos marinhos ao desenvolvimento de biotecnologia marinha, sem mencionar a necessidade de aumentar nossa compreensão sobre o mar e a terra."
Isso não significa que a construção da Ocean Spiral será fácil. Trechos do livreto de apresentação da proposta revelam os enormes desafios que deverão ser superados, como o seguinte:
"Grandes desafios tecnológicos para o futuro: Construir uma esfera com elementos triangulares de acrílico que medem 50 metros de lado"
O livreto também menciona que esses elementos de acrílico precisarão ter 3 metros de espessura para resistir à pressão da água, com reforço adicional de nervuras de plástico reforçado com fibra de vidro.
A proposta para a Ocean Spiral é certamente intrigante, e o livreto apresenta alguns detalhes de como os desafios podem ser solucionados. A Shimizu Corporation tem experiência nessa área, com outros oito projetos futurísticos apresentados em anos anteriores.
Com tantos desafios para superar e poucas pistas sobre como fazer isso, é provável que o ambicioso projeto de Shimizu Corporation termine como suas outras propostas.